1 chávena e meia de açúcar 1 chávena e meia de farinha 1 chávena de óleo sumo e raspa de 1 laranja 6 ovos 2 colheres de chá de fermento
Preparação:
Começa-se por misturar bem a farinha com o açúcar. Quando estiver tudo bem envolvido, acrescentam-se as gemas, mexe-se e acrescenta-se o óleo, o sumo, a raspa da laranja e o fermento. Bate-se tudo. Por fim, adicionam-se as claras batidas em castelo, envolvendo sem bater. Vai ao forno numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha, a 180º durante 30 a 35 minutos.
A primeira de muitas receitas saídas do fantástico livro da Julie Deffense :) (em jeito de festejo pelo meu aniversário :D)
Ingredientes: (para cerca de 20 unidades)
160g de farinha de trigo (sem fermento); 1 c. (de café) de sal fino (usei com -50% de sódio); 1/2 c. (de chá) de bicarbonato de sódio; 110g de margarina light (à temperatura ambiente); 120g de açúcar amarelo; 1 ovo (à temperatura ambiente); 1 c. (de chá) de essência de baunilha; 75g de aveia; 25g de coco ralado; 150g de M&Ms (com amendoins). Preparação: Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal e reservar. Numa taça, misturar a farinha, o sal e o bicarbonato. Noutra taça, misturar a margarina e o açúcar; adicionar o ovo, a essência de baunilha e mexer bem. Aos poucos, acrescentar a mistura da farinha, a aveia e o coco - bater bem para incorporar. Envolver os M&Ms com uma espátula. Com uma colher de gelado, formar pequenas bolas e dispô-las no tabuleiro, distanciadas alguns cm entre si. Refrigerar (pelo menos) durante uma hora. Pré-aquecer o forno a 160ºC e levar o tabuleiro durante 12-14 minutos (ou até as extremidades ficarem ligeiramente douradas e o centro deverá estar macio e fofo). Retirar e deixar arrefecer no tabuleiro alguns minutos. Transferir as bolachas para uma rede e deixar arrefecer completamente antes de consumir/guardar. Nota: receita adaptada do livro 'Receitas de Família para Momentos Especiais' da Julie Deffense.
Por que é que qualquer maquinazinha de treta nos avisa de que a bateria está com pouca carga, depois que a bateria está quase a acabar e só depois... puff, e um carro, um objeto tão sofisticado não avisa ninguém e nos deixa a pé, à porta da escola, ainda para mais logo no primeiro dia em que ia chegar a uma casa sem obras? Hã?
E porque estamos no tempo dela, lá vem a 28.532.999.ª receita de marmelada. Esta é uma receita que tem mesmo de ser feita a dois, porque descascar os marmelos é uma tarefa das pesadas...
Ingredientes:
1,5 kg de marmelos limpos de peles, pevides e daquela parte dura agarrada às pevides 1 Kg de açúcar 2 paus de canela
Preparação:
Enquanto se descascam os marmelos, convém ir borrifando com umas gotas de sumo de limão para que não fiquem muito "ferrugentos".
Leva-se ao lume os marmelos com o açúcar, os paus de canela e meio copo de água. Deixa-se ferver cerca de 1 hora e meia, até os marmelos estarem bem cozidos e o açúcar a ganhar alguma consistência. Desliga-se e passa-se com a varinha mágica, muito bem moído para não ficar nem um grumo. Guarda-se em taças que se devem cobrir com papel vegetal ou película aderente.
Se a guardarem no congelador, bem embalada, ela fica sempre como nova, mesmo que só a comam meses depois.
200ml de natas (para bater); 200ml de leite (meio-gordo); 100g de açúcar branco; 40g de leite em pó (usei magro, pois era o que tinha, mas o ideal será gordo para uma textura mais consistente); 100g de manteiga de amendoim (usei a variedade 'crunchy'); uma pitada de sal (com -50% de sódio); 100g de pepitas de chocolate semi-amargo. Preparação:
Num tacho colocar o leite, as natas, o açúcar e o leite em pó e levar ao lume até quase levantar fervura, mexendo sempre com uma colher de pau. Nesse momento, retirar do lume e passar por um coador para um recipiente hermético. Ainda quente, acrescentar a manteiga de amendoim e mexer bem de modo a ficar bem incorporado na mistura anterior. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico (fi-lo de um dia para o outro, cerca de 24 horas). Colocar depois a mistura na sorveteira (a minha esteve na arca congeladora 48 horas) e proceder de acordo com as instruções. Quando o gelado estiver quase pronto, acrescentar as pepitas de chocolate e deixar a máquina trabalhar mais um pouco para envolver bem as pepitas na mistura. Retirar o gelado da máquina e colocá-lo numa caixa hermética pelo menos mais 4 horas no congelador antes de servir. Deverá retirar o gelado cerca de 10 minutos antes de servir. Nota: receita adaptada do livro 'A Vida Secreta dos Gelados Caseiros' de Rita Nascimento.
Quatro alentejanos costumam ir pescar há muitos anos, sempre na mesmaépoca, montando um acampamento para o efeito. Este ano, a mulher do João bateu o pé e disse que ele não ia. Profundamente desapontado, telefonou aos companheiros e disse-lhesque, desta vez, não podia ir porque a mulher não deixava.
Dois dias depois, os outros chegaram ao local do acampamento e, muitosurpreendidos, encontraram lá o João à espera deles e com a sua tendajá armada. - Atão, João, comé que conseguisti convencer a tua patroa a deixar-te viri? - Bêm, a minha mulheri têm estado a ler "As Cinquenta Sombras de Grey"e, ontem à nôte, depois de acabar a última página do livro, arrastô-mepara o quarto. Na cama, havia algemas e cordas! Mandô-me algemá-la e amarrá-la à cama e opois disse: - Agora, faz tudo oque quiseres...
Hoje é dia delas. E vivam os animais, que tanto nos alegram a vida, que tudo dão sem nada exigir em troca (a não ser que os alimentem, que os mimem, que lhes arranjem uma caminha confortável, que não os chateiem quando não lhes apetecem festas, que não lhes roubem os ratos nem as sardaniscas...)
cascas e pevides de 2 kg de marmelos 1300 ml de água 1 pau de canela açúcar qb 1 casca de limão
Preparação:
Cozer as cascas, as pevides, a casca de limão e o pau de canela na água durante 2 horas, até o líquido reduzir para metade do volume. Depois de cozido, coar esta mistura num coador de rede fina ou com a ajuda de um pano de cozinha.Medir o líquido obtido e levar ao lume com 2/3 do seu volume em peso de açúcar (o meu preparado líquido media meio litro, pus 330 gramas de açúcar). Ferve 15 minutos em lume forte. Se quiserem uma geleia mais consistente devem deixar ferver mais um pouco.
E porque a partilha saudável é mesmo assim, vou acrescentar à receita a achega do Luís Pontes:
Pode-se aumentar a consistência da geleia sem ferver mais, se se juntar não só a casca mas também o sumo do limão, já que a pectina responsável pela gelificação aumenta muito a sua acção em meio ácido. Obrigada.
Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicionar o leite, o cacau e o coco e misturar muito bem.
Por fim, envolver a farinha com o fermento.
Verter para uma forma redonda de buraco (previamente untada e polvilhada) e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 35 minutos. Depois de cozido, retirar e deixar arrefecer alguns minutos antes de desenformar para um prato de servir.