E quem gosta de improvisar?
Eu gosto de improvisar.Por isso, sou incapaz de levar uma aula planeada até ao pormenor.
Sei o que vou fazer, tenho uma ideia geral, mas não sei os pormenores.
E vou ser penalizada por causa disso?
Embirro com o facto de ser considerada para avaliação a "planificação da aula" (e presumo que aquilo vai ser do género tudo-planificadinho-com-indicação-de-"papel, quadro e giz"-no ítem-"material"!!)
Temo pela conservação das florestas, se formos a fazer tudo o que querem!
A propósito de planificação, vem-me sempre à memória esta história:
Uma vez, há muitos anos, estava colocada em apoio numa escola e fui substituir uma colega por um dia (a ministra não descobriu a pólvora agora, há milhões de anos que os professores que faltam são substituidos, desde que haja quem o faça!)
Ela então deu-me o seu caderno com o plano da aula.
Quando o consultei, fiquei espantada quando vi, a par com o nome do texto que iríamos trabalhar, as perguntas de interpretação oral que era suposto eu fazer!
Todas escritas ao pormenor, como se eu fosse muito burra!
Fiquei pior que estragada, mas depois de cuscar o resto do caderno, vi que ela fazia assim todos os dias! Menos mal, afinal não tinha sido por ser para mim!
Mas achei (e ainda acho) ridículo!
As aulas para serem interessantes para os alunos (e para os professores) têm de ser dadas ao correr da pena, temos de saber ir para onde elas nos levam, mesmo que o assunto esteja a milhas do que planeávamos dar!
É assim que eu gosto de trabalhar, e não vou mudar por muitas avaliações que a "ministra da avaliação" invente!