Ensino superior em quê?
Há dias numa conversa de família (cruzes, credo!!) falava-se de educação, pedagogias, do descalabro na Matemática e dos professores do ensino superior.Nunca percebi quais são as habilitações necessárias para se ser professor universitário. Nalguns casos sei que basta ter uma licenciatura e pronto! Tornam-se assim nos professores com menos habilitações, pois todos os outros (a não ser os "técnicos" e engenheiros que proliferam por aí a dar aulas) tiveram cadeiras de pedagogia e fizeram um estágio avaliado...
E o pior é que são estes "professores" que estão a formar também outros professores!
Não há professores do 1.º ciclo nem educadores de infância com habilitações suficientes. Todos têm habilitação própria para isso. Se um professor do superior quiser ir dar aulas ao 1.º ciclo ou ser educador de infância, não pode! No entanto, podem dar aulas aos outros ciclos todos. E nem precisam de ser professores!
TODOS os professores, para o serem e principalmente antes de o serem, deveriam estudar pedagogia. Não basta ter muitos conhecimentos científicos, ser até o melhor cientista do mundo para ser bom professor... é preciso saber transmiti-los!
Nunca o meu filho ou a minha filha, em toda a sua vida de estudantes, reclamaram da incompetência dos professores a não ser quando chegaram à Universidade. Isto deverá querer dizer alguma coisa. O meu filho teve um professor que se limitava a ler nas aulas. Ele (e outros)deixaram de ir a essa aula pois sabiam ler desde a primária! E depois há ainda os professores convidados, com uns lençóis de currículo mas que não sabem sequer falar português. Admite-se um professor numa Universidade portuguesa, pago pelo estado português que fale para os alunos em castelhano?? E que o continue a fazer durante anos sem se preocupar em aprender a língua do país onde vive, onde trabalha e que lhe paga o ordenado?
Realmente o ensino superior só é superior no nome!
(Amanhã falo das mazelas do 1.º ciclo, pronto!!)