Eu voto!
Amanhã é dia de eleições... (grande novidade!)O motivo porque resolvi falar do assunto foi por ter constatado numas visitas por alguns blogs e também pelo que ouço dizer por aí que há muita gente (especialmente os mais jovens) a dizer que não vão votar!
A desculpa para esta atitude é sempre do género: "Não vale a pena"... "são todos iguais, só querem é poder"..."votar para quê?"
Pois eu digo a estes jovens,(os mais velhos já sabem, podem é fazer-se de lorpas) que votar não é apenas um direito, é também um dever. E se querem usufruir dos direitos que a democracia lhes traz, também devem, no mínimo, cumprir os seus deveres.
E digo ainda mais: para muitos destes jovens votar é um dado adquirido, pensam que o mundo já nasceu assim. Se calhar nunca ninguém - pais ou escola - lhes deu umas lições de história!
Nunca lhes disseram que, para hoje poderem ir votar houve milhares de portugueses que foram presos, torturados, exilados e até mortos.
Que aquilo que eles desprezam por acharem banal custou muitos anos de luta e a vida de muita gente!
Por isso, deixarem de votar é, além do não cumprimento de um dever cívico, uma falta de respeito imperdoável para com todas as pessoas que lutaram para que isso fosse possível.
Que o simples facto de terem um blog onde podem escrever o que lhes vai na alma (e até palavrões) o devem também a esses homens e mulheres que lutaram por um país livre!
Tenho dito!