Finalmente férias!
E pronto, chegaram finalmente as tão ansiadas férias!Ao ler o post do Manuel também não pude deixar de relembrar as férias da minha infância.
Foram no tempo em que ainda não tinham inventado os ATL e nós éramos livres para brincar sem os adultos sempre a olharem para nós ou a "darem-nos" sugestões de brincadeiras...
Talvez por isso fôssemos muito mais inventivos que os miudos de hoje!
As férias eram enoooormes, mais de três meses de brincadeira pegada! Começavam ainda em Junho e prolongavam-se até 5 de Outubro.
As minhas começavam na praia da Costa Nova onde os meus pais alugavam uma casa para onde íamos ainda em Junho só de lá saindo a 31 de Julho!
Depois rumávamos (eu e a minha irmã) para Vale de Cambra onde estava o resto da família: avó, avô, tios e ... primos!
Lá havia tudo o que pode fazer a felicidade de qualquer criança: tínhamos um rio mesmo à porta, uma ilha onde fazíamos os piqueniques, um moinho e até um barco a remos. Éramos cinco e também tínhamos um cão!
A hora de voltar para casa, como não havia telemóveis para nos controlar, era quando o sol se punha. Claro que também trabalhávamos... além de ajudar na cozinha e na arrumação da casa, tínhamos duas tarefas muito importantes: primeiro a apanha das batatas e em Setembro as vindimas.
Se fosse agora chamavam-lhe "exploração do trabalho infantil"!
O que é certo é que nós gostávamos de nos sentir úteis e aprendíamos que a vida custa, que as coisas não caem do céu e que para colher é preciso plantar.
Não posso voltar à minha infância, mas gostava que todas as crianças pudessem ter uma parecida com a minha!