Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fábulas

Fábulas

Horários novos!

Quando ontem cheguei a casa, por volta das 19 horas, a queixar-me de cansaço, o meu marido disse-me: "Ó mulher não te preocupes que ouvi há bocado na rádio que as escolas vão passar a funcionar até às 17:30. Vais começar a sair mais cedo!"

Vim logo ao computador saber pormenores e foi então que li a notícia das escolas passarem a estar "abertas" mais duas horas e meia. Esse tempo será para aulas de Matemática, Estudo Acompanhado, Inglês e Desporto!
Ainda estava de boca aberta a olhar para o computador quando aparece a ministra na televisão a dizer que essas actividades podem ser orientadas até por auxiliares (!!!!!!!!!!!!!!!!).
Por outro lado fala-se numa maior e melhor formação inicial dos professores e de formação para os que já trabalham... Mas então qual é a lógica disto?
Muita confusão e muita "pata na argola" é o que me parece por enquanto!
Certo certo é que o ensino vai mal, algumas coisas vão ter de mudar, mas não me parece que este seja o caminho.
Por variadíssimas razões, a primeira das quais é que grande parte das escolas não têm condições nem para as aulas normais...
Se a minha escola está ocupada com aulas desde as 8 da manhã até às 18:15, se tem apenas duas salas, vão fazer as actividades onde? E quando?
Nas escolas de regime normal, o alargamento de horário vai ser feito à custa de quem, uma vez que "professores de apoio" é coisa que não existe, é tipo extra terrestre: já toda a gente viu um, mas ninguém o consegue provar...
Depois também fiquei um bocado baralhada com o "curricular" e o "extra curricular": para mim tudo o que se faz na escola, até as brincadeiras do recreio, são curriculares.

E ninguém pensou nas crianças?
Numa altura em que se fala tanto em reduzir os horários de toda a gente querem pôr crianças que entram para a escola com 5 anos a trabalhar sete horas e meia por dia? Não é um exagero?
Eu sei que nas cidades elas acabam por sair da escola e ir para "tempos livres" que também não costumam ser nada bons, mas pelo menos mudam de ambiente, de actividade, de colegas...
Nas escolas de aldeia a maior parte das crianças vão para casa (de pais ou avós) e esse tempo de descanso ou mudança de actividade é precioso para a sua formação como pessoas.

A notícia é recente, eu tenho um acordar péssimo, por isso logo à noite ou amanhã volto ao assunto com as ideias mais organizadinhas.
É que ficou ainda muito por dizer...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2005
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2004
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub