Pés de moleque
A Vivian, minha parceira do desafio "Intercâmbio Culinário" (link aí ao lado), sugeriu-me fazer "pés de moleque".Um dia destes, e como tinha amendoins em casa, resolvi atirar-me à árdua tarefa de os descascar e toca de fazer os tais pés de moleque.
Não me correu muito bem, por isso não vou fazer esta receita para o intercâmbio, mas fica aqui para quem quiser experimentar.
Vou colocar aqui a receita tal e qual a Vivian me deu e... boa sorte!
Ingredientes:
2 colheres de sopa de margarina
2 xicaras de açúcar
1 pacote de 500g de amendoim
1 lata de leite condensado
Preparação:
Se o seu amendoim for do pequeno (geralmente aqueles comprados em embalagens de 500g no supermercado), vc primeiro vai pôr na panela a margarina e o açúcar.
Leve ao lume até derreter (ele não vai caramelizar), nesse momento adicione o pacote de amendoim.
Mexa sempre, por uns 20 minutos em fogo brando (cuidado pra não queimar o fundo da panela pq senão pega gosto).
Quando vc perceber que deu uma boa secada no açúcar, pode adicionar o leite condensado.
Continue mexendo sempre.
Essa é a parte mais delicada da receita.
O ponto de tirar do fogo é meio difícil de explicar, mas é antes de secar o leite condensado, só que não pode ser com ele muito molhado também, daí vai um pouco do teu feeling, mas pra te deixar tranquila, eu já errei o ponto algumas vezes e hoje pensei que também tivesse errado.
Eu faço da seguinte forma: coloco um pedaço de papel manteiga sobre a bancada ao lado do fogão e quando eu acho que está dando ponto eu pego um pouco da massa com uma colher e deixo sobre o papel, em alguns minutinhos ele já está seco e vc percebe se ficou tudo bem coladinho.
Tem pessoas que untam com margarina um tabuleiro e espalham toda a massa sobre ele, depois de frio, cortam os pés de moleque em padaços.
Já eu, prefiro ir pondo de colheradas sobre o papel manteiga.
Depois de frio, vc pode guardar em um pote bem fechadinho e oferecer pras visitas.
Ele dura um tempão no armário e não vai à geladeira.
Espero que goste da receita.
Nota:
A foto grande que vou publicar é da autoria da Vivian, já que os meus, como ficaram moles, tive de os colocar numa taça.
Mas estão deliciosos e já comi quase tudo (para mal dos meus pecados!!)