Racistas? É claro que sim!
Cada vez que há um problema em que os intervenientes são ciganos, vem logo à baila o termo "racismo".Dei-me ao trabalho de ir ao dicionário ver o significado exacto da palavra (mostras de hostilidade face a um grupo social ou étnico, entre outros).
Sendo assim, creio que há racismo.
Só que é um racismo "ao contrário" do que aquilo que geralmente se quer fazer crer: a hostilidade, quando existe, parte dos ciganos para os outros cidadãos.
Não quero generalizar, mas se formos ver bem as coisas é assim mesmo que acontece.
Querem exemplos?
Ainda no outro dia um familiar me contou que estando nas urgências do hospital à espera de ser atendido, entrou um grupo de ciganos com uma criança ferida que foi atendida imediatamente... (havendo outras crianças também à espera!)
Isto é racismo!
Numa escola, estes meninos faltam indefinidamente, chumbam por faltas anos a fio, prolongado a sua escolaridade na primária até idades indecentes e nunca perdem direito a livros, material escolar e refeições de borla.
E mais: ao contrário de todos os outros que têm de pagar a sua refeição se não a cancelarem, a estes a Câmara paga sempre, porque a refeição vem sempre a contar com eles.
Isto é racismo!
Alguns adultos têm carros tão podres que é impossível aquilo alguma vez ter passado perto de um centro de inspecção...
Mais: como podem ter carta de condução se mal sabem assinar o seu nome?
E acreditam que alguma vez são mandados parar pela polícia??
Isto é racismo!
Alguns adultos andam na escola (para poderem receber o rendimento mínimo) há mais de 10 anos e a única coisa que aprenderam - e mal - foi a assinar o nome.
Mas continuam lá...
Isto é racismo!
Quando passam para o 5.º ano, as meninas deixam de ir à escola. A maior parte casa-se por volta dos 13, 14 anos.
E os pais não são condenados por isso.
Isto é racismo!
Realmente: estou farta de tanto racismo!!